Unitização e Unitarização

Pequenos detalhes compõem o sucesso de uma operação logística. Entre eles, a unitização e a unitarização ainda causam dúvidas. Vamos explicar a diferença entre eles.

Unitização

A unitização de cargas é o processo de agrupar e reorganizar produtos diversos de forma unificada, tanto no transporte quanto no armazém. No transporte, unitiza-se mercadorias de vários clientes em um único caminhão, por exemplo. Já no armazém, a unitização abrange algumas operações como recebimento, armazenagem, picking e expedição. Agrupar as mercadorias faz com que se economize espaço dentro do armazém, além de proporcionar uma economia de custo também para o cliente.

Unitarização

A unitarização é o processo de transformar uma embalagem de medicamento em dose unitária, a exemplo de cartelas de comprimidos conhecidos pelo nome de BLISTER.
O Blister contém várias unidades de comprimidos, porém, para ser administrado ao paciente, faz-se necessário separar em dose unitária. Esse processo leva o nome de Unitarização de Medicamentos, e só pode ser realizado por um farmacêutico, respeitando as normas da ANVISA.
Em resumo, a unitarização consiste em remover o medicamento de sua embalagem original e embalar novamente em dose única, porém, normalmente esse procedimento causa redução da validade do produto. Cada produto tem sua redução de validade definida e todas as informações pertinentes ao lote, fabricante e data de fabricação continuam sendo atreladas à embalagem original.

Como podemos perceber, tanto a unitização como a unitarização devem conter um preciso controle de rastreabilidade. Para isso, o Sistema WMS é fundamental. Esse gerenciamento de armazém permitirá registrar cada movimento do produto dentro do estoque. O CLIF – Central Logística de Inteligência Farmacêutica foi desenvolvido pela Open Data faz unitização e também a unitarização. A ANVISA exige que o controle de dados de medicamentos, alimentos, correlatos e cosméticos, entre outros, seja feito por um software que possua a certificação da ANVISA. O CLIF possui essa certificação e também a da FDA, o que permite controlar os dados medicamentos e alimentos em qualquer lugar do mundo.

Quer saber mais? Entre em contato com a Open Data!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram