Torre de Controle Logístico

Facilitar a gestão de uma operação é a premissa de um software logístico. A Torre de Controle Logístico reúne dados e gráficos importantes para a visualização da operação e tomada de decisões.

O que é a Torre de Controle Logístico?

A Torre de Controle Logístico é uma funcionalidade intuitiva que reúne os principais dados obtidos pelos sistemas de gestão. É parte importante do B.I. (Business Intelligence) da empresa. Em formato de Dashboard, é atualizado em tempo real para que o gestor consiga visualizar atividades como:

  • Entradas e Saídas em andamento ou atrasadas;
  • Quantidade de produtos específicos em estoque, incluindo parametrizações de vencimento dos mesmos;
  • Acompanhamento de inventário, picking, movimentação, etc.

Essas informações ajudam na tomada de decisão visando a melhoria do processo logístico e redução de custos da operação.

Dashboard Clif

Tecnologia

A Torre de Controle Logístico está diretamente ligada aos dados fornecidos por sistemas operacionais como ERP, TMS ou WMS. Esses dados são coletados através de dispositivos de coletores de código de barras ou QRCode. Um exemplo é o Aplicativo CLIF, funcionalidade desenvolvida pela Open Data para smartphones Android. Esse aplicativo permite coletar os dados da entrada do material do armazém, receber informações de movimentação, inventariar produtos, entre outras funções.

Algumas funcionalidades do APP Clif

Exemplos práticos

Para entender melhor como a Torre de Controle Logístico faz diferença na gestão do armazém, vamos dar alguns exemplos práticos de como ela funciona:

  1. O gestor visualiza, em sua Torre de Controle, que o Dashboard indica 10 entradas agendadas que estão atrasadas. Identifica também que existem 3 funcionários ociosos no armazém. Ele pode, através do sistema, enviar uma notificação para o coletor/app desses funcionários para que auxiliem no processo de recebimento.
  2. O gestor visualiza em seu Dashboard que existem uma quantidade significativa de produtos que irão vencer nos próximos 120 dias. Isso faz com que ele tome uma ação para que aqueles produtos saiam o mais breve possível do estoque, juntamente com a equipe comercial da empresa. Também serve de indicativo importante para o setor de compras.
  3. Visualizando o estoque 2D, identifica que alguns produtos foram alocados em um local inapropriado. Pode, então, enviar uma ordem de movimentação para o coletor/app de um operador logístico para que mude aqueles produtos de posição.
Estoque 2D CLIF

Quer entender mais como você pode ter uma Torre de Controle Logístico no seu armazém e todos os seus benefícios? Entre em contato com a Open Data e solicite uma demonstração!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram