O que é Business Intelligence?

A Inteligência de Negócios (ou Business Intelligence) é usada como estratégia para tomada de decisões. Unindo dados internos e externos, proporciona uma visão completa do cenário do mercado. Afinal, o que é Business Intelligence?

História

Desde 1970 o Business Intelligence se fez presente ao reunir uma série de dados com a integração de tecnologias e sistemas em um único lugar, o Data Warehouse, um grande avanço na história dos softwares. 10 anos depois, com a chegada de tecnologias mais avançadas, ele ficou mais conhecido em todos os setores empresariais como BI.

Podemos dizer que hoje o BI é personalizável ao estilo de cada empresa, fornecendo os insights relevantes para tomadas de decisão.

Como funciona?

Para entender como funciona o BI e revele insights fieis ou o mais próximo da realidade possível, saiba todos os dados são relevantes. Desde o momento de compra de matéria prima, por exemplo, ao tempo que se leva para inventariar um produto. Por isso, quando se fornece um acesso ao sistema para um funcionário, está fornecendo uma confiança de entrega de parte importantíssima do seu negócio.

Dessa forma, percebemos que o comprometimento de todos os funcionários de uma organização é essencial para que o gestor avalie o cenário real.

Tomada de decisão

Diversos setores podem fazer a análise do BI, tais como analistas de TI, gerentes logísticos, engenheiros, etc. Esses profissionais devem possuir um olhar crítico para os dados que serão analisados, fazendo a ligação com o objetivo de curto e longo prazo pré-estabelecido.

É importante ressaltar que o BI não indica a tomada de decisão para o gestor, mas fornece os dados necessários para análise. Por exemplo; análises para otimização de preços, novas oportunidades de negócio, análises de riscos, relatórios simplificados, perdas de produtos por validade e tempo excessivo de funcionário em uma operação.

CLIF

A Open Data desenvolveu uma solução que contempla os módulos de Compra, WMS e BI, entre outros. Especialista em logística e com vasta experiência em produtos que requerem a certificação da VISA / ANVISA, o CLIF está presente em grandes centros de distribuição, hospitais e indústrias farmacêuticas.

Com a capacidade de gerenciar a complexidade de dados desses produtos, é capaz de fazer a rastreabilidade de qualquer tipo de suprimento.

Entre em contato com a Open Data e peça uma demonstração hoje mesmo!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram