O processo de desenvolvimento de um software

Todos os detalhes do processo de criação e desenvolvimento de um software aqui! À princípio o processo de desenvolvimento de software software pode parecer simples, mas não conseguimos entender a complexidade de tudo que envolve sua criação como tempo, servidor, conhecimento técnico entre outras coisas.

Consultoria

Antes de tudo é preciso uma conversa com o cliente entender. Para isso a consultoria se faz necessária. Deve-se entender alguns pontos importantes. Como exemplo: qual o serviço ou produto? Quem serão os usuários desse software? Qual a urgência da implantação para que a empresa?

Dessa forma a empresa desenvolvedora desse software compreenda como solucionar o problema desse cliente.

Planejamento e Elaboração

A partir disso, os técnicos desenvolvedores iniciarão o projeto de planejamento e elaboração do software. Isso engloba desde criar um relatório inicial até glossário, definir modelo conceitual, a arquitetura, a funcionalidade e distribuí-las entre as interações.

Construção

É aqui que os desenvolvedores começam a “escrever as linhas de código”. Dessa forma, de acordo com a arquitetura escolhida, defini-se qual a mais adequada para o software personalizado como Delphi (Object Pascal)C++Java, etc.

Pode-se também utilizar na implementação ferramentas de software e bibliotecas de classes preexistentes para agilizar a atividade. Outra maneira é usar ferramentas CASE, que dinamizam o processo de desenvolvimento, nas várias atividades, onde inclui-se geração de código-fonte, documentação, etc.

Testes

Para validar tudo que foi feito, são feitos vários testes pelos desenvolvedores. Tudo é testado, desde o cadastro do usuário até as aplicações mais complexas. Assim fica a certeza que tudo está funcionando como esperado mas caso não esteja, seja solucionado antes da implantação.

Implantação

A implantação consiste em fornecer acesso do software nas máquinas do cliente, realizar treinamento. Caso a empresa tenha um software anterior, faz-se a migração dos dados para o novo software.

Suporte

Para finalizar, um ponto imprescindível do processo: serviço de suporte oferecido pela empresa. Eventualmente os usuários podem querer acrescentar, editar ou excluir funções do software de acordo com a utilização do mesmo, e por isso se faz necessário esse relacionamento.

Além disso, mesmo depois dos treinamentos, podem surgir dúvidas por parte dos usuários antigos ou dos novos que ingressarão na empresa.

A Open Data realiza treinamentos online e/ou presenciais.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que respondemos pra você! Assine nossa newsletter para receber mais informações sobre o assunto!

Precisa de um software novo para sua empresa? Entre em contato conosco para um orçamento!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram