Movimentação de estoque

Movimentação de estoque
Movimentação de estoque

O processo de movimentação de estoque está presente na rotina logística, independente do tamanho do armazém. Movimentar produtos entre posições requer estratégia e controle. Vamos falar como essa operação pode ajudar na diminuição de custos para as empresas.

Objetivo

O objetivo da movimentação de estoque, ou movimentação interna de materiais vai além de transportar pequenas quantidades de produtos de posição. Esse processo possibilita melhorias como:

– Melhor coordenação com fornecedores e clientes;

– Melhor performance para picking;

– Diminuição de custo de mão de obra;

– Diminuição do tempo de inventário;

– Melhor aproveitamento de espaço.

Exigências Legais

A organização dos matérias é importante independente do tipo do produto armazenado. Porém, alguns produtos, como alimentos e medicamentos, exigem uma armazenagem adequada sob controle da ANVISA (nacional) e VISA (municipal). Medicamentos pertencentes à Portaria 344, por exemplo, não devem dividir espaço com outros produtos. Além disso, é de responsabilidade da armazenagem aloca-los de tal forma que facilite o processo de picking via FEFO (First Expire, First Out), ou seja, o que tiver menor vencimento deve ser o primeiro a sair do estoque.

Dessa forma, observamos mais uma vez a importância da manutenção de movimentação constante dentro do armazém.

Controle de dados

Ao mesmo tempo que o processo de movimentação de estoque é realizado fisicamente, é de extrema importância que a mudança também ocorra dentro do WMS (Sistema de Gerenciamento de Estoque). Essa tomada de decisão cabe ao gerente do armazém, e é preciso observar de forma clara a situação de todos os produtos no estoque.

Estoque 2D CLIF
Estoque 2D CLIF

Alguns softwares permitem que a movimentação sistêmica ocorra após a movimentação física. No WMS CLIF, esse controle de dados é feito de forma simultânea. O gerente de estoque pode observar a situação do seu armazém através do Estoque 2D. Através dele, pode selecionar a posição que deseja movimentar. Dessa forma, uma notificação aparecerá no APP do operador que estiver disponível dentro do armazém, indicando os produtos que deve movimentar e seu destino final. Ao concluir a tarefa, o operador valida no APP a conclusão e então está feita a movimentação física e sistêmica.

Quer entender como esse processo acontece no CLIF? Solicite uma demonstração gratuita clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram