Certificação de transporte pela ANVISA

Você já ouviu falar sobre o AFE? É a Autorização de Funcionamento de Empresas de transportes. Nesse artigo, vamos explicar o que precisa ser feito para que as empresas consigam essa certificação de transporte pela ANVISA.

Toda transportadora precisa?

As transportadoras que trabalham com produtos como cosméticos, saneantes, domissanitários, correlatos, produtos de saúde, higiene, alimento ou medicamentos precisam da autorização, mesmo que só façam o transporte, sem armazenamento.

Além disso, se os produtos transportados forem substâncias sujeitas ao controle especial, deve-se obter também a AE – Autorização Especial.

Por quê ter o certificado?

Essa certificação garante aos produtores que a empresa de transporte contratada está cumprindo normas de higienização como lavagem de veículo, caixa d´água, limpeza do local. Além de estar assegurado nas eventuais fiscalizações, ter o certificado da ANVISA é uma ótima estratégia para conseguir novos clientes e participar de licitações.

Como emitir?

Indicamos que os passos sejam acompanhados com o jurídico da empresa. Para emitir o AFE, a empresa precisará:

  1. Peticionamento: Solicitar petição na Vigilância Sanitária local para a atividade de transporte da classe desejada (medicamentos, saneantes, domissanitários, cosméticos, produtos de limpeza, medicamento controlado, etc)
  2. Aguardar vistoria da ANVISA: Nessa vistoria, a ANVISA analisará os procedimentos padrão para emissão do certificado, tais como: manual de boas práticas para transporte de medicamento, lavagem de veículo, caixa d´água, limpeza do local, etc.
  3. Pagamento de taxas: após o peticionamento aprovado, a empresa deve pagar as taxas para a ANVISA.
  4. Emissão: Aguardar a publicação no Diário Oficial e emissão do certificado.

O que devo fazer durante o processo?

Com o certificado, a empresa poderá transportar os produtos autorizados. Mas, durante o processo, é fundamental que a empresa esteja coberta com um software aprovado pela ANVISA.

GAMP5 é a certificação exigida para empresas de sistemas que gerenciam os dados de produtos da saúde, medicamentos e alimentícios. Esses dados vão desde a emissão de NF-e e NF-S até a conferência do material, inventário e expedi~]ao.

A Open Data é 100% certificada não só pela ANVISA, mas também pela FDA. Isso permite que nosso sistema cuide dos dados de empresas do Brasil e de qualquer local do mundo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Open Data!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram