Mas o que é WMS? Como funciona e quais seus benefícios? É possível ter um payback rápido após implantado? Essas e outras dúvidas presentes na vida do gestor logístico serão respondidas nesse artigo!
O que é WMS?
WMS é a sigla para Warehouse Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Armazém. Ele faz parte do Supply Chain (cadeia de suprimentos) para gerenciar o estoque de forma inteligente, sendo assim, otimiza o tempo de movimentação e espaço dentro do armazém. Além disso, é através dele que o gestor analisa dados de produtividade de funcionários, rastreabilidade dos produtos e possíveis melhorias de processo.
Como funciona?
Um WMS utiliza tecnologia de Auto ID Data Capture como códigos de barras, dispositivos móveis, rede wi-fi e RFID (Identificação por radiofrequência, tags ou etiquetas). Dessa forma o sistema sincroniza as informações coletadas em uma base de dados. Assim, esse banco de dados pode fornecer relatórios em tempo real sobre o andamento das funcionalidades do armazém.
Alguns WMS possuem a interface ERP (Planejamento de Recursos Empresariais ou Sistema de Gestão Empresarial), facilitando assim o encontro de dados da empresa com as informações do armazém, promovendo uma gestão mais ágil e prática. É dessa forma que o gestor poderá, em um único sistema, analisar os dados de um inventário, por exemplo.
Funcionalidades do WMS
De forma prática, podemos dizer que um WMS permite realizar as seguintes tarefas:
Agendamento de recebimento: informando onde, quando e em quanto tempo determinada remessa será recebida no armazém.
Recebimento: conferência de todos os volumes.
Endereçamento: emissão de etiquetas com código de barras indicando o melhor espaço dentro do armazém.
Armazenamento: informando de qual maneira (equipamentos) aquele lote deverá ser alocado.
Separação: após a emissão de ordem de picking, indica onde os itens estão armazenados para a separação. (Para saber mais sobre esse processo, baixe agora o e-book gratuito “A tecnologia e o picking”)
Expedição: última conferência após a separação para garantir que o picking foi realizado de forma correta.
Por quê ter um WMS?
É verdade que as funcionalidades de um WMS podem ser feitas manualmente, porém não é uma forma sustentável de gerir um armazém. Com a implantação de um Sistema de Gerenciamento de Armazém a empresa terá:
- Eliminação de reclamações por parte dos clientes;
- Otimização do espaço para armazenagem;
- Melhoria da produtividade;
- Vantagem competitiva;
- Controle de saída e entrada mercadorias;
- Controle de produção individual ou coletiva.
Procure empresas de desenvolvimento de software que já tenham Cases de referência na sua segmentação. Dessa maneira, diminuirá o valor do investimento e o payback (retorno de investimento) será mais rápido, uma vez que o desenvolvedor já conhece os processos da sua empresa.